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Cadastros Gerais

▼ O que é um CFOP?

CFOP é a sigla de Código Fiscal de Operações e Prestações, das entradas e saídas de mercadorias, intermunicipal e interestadual. Trata-se de um código numérico que identifica a natureza de circulação da mercadoria ou a prestação de serviço de transportes.

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▼ Quais as diferenças entre os tipos de relacionamento?

Abaixo, breve descrição das aplicações para cada tipo de relacionamento disponível nos cadastros de parceiros de negócio do Gestran:


Cadastro de Clientes Parceiros de Negócio:

Clientes: Utilizado para cadastrar clientes da empresa transportadora;
Clientes em Prospecção: Utilizado para clientes em fase de prospecção da empresa transportadora;
Destinatários: Cliente que está envolvido nas operações de transporte, que é o destinatário final da carga;
Expedidor: Cliente que está expedindo a carga para a operação de transporte;
Recebedor: Cliente envolvido na operação de transporte, que receberá a carga antes do destino final;;
Remetente: Cliente envolvido na operação de transporte, o qual emite o documento de carga;
Tomador Serviço: Cliente envolvido na operação de transporte, a qual fica a responsabilidade do pagamento da mesma.


Cadastro de Fornecedores Parceiros de Negócio:

Agências Bancárias: Utilizado para cadastrar agências bancárias como fornecedor;
Agente: Aplica-se ao cadastro de agenciadores de carga;
Fornecedor: Utilizado para cadastrar fornecedor da empresa transportadora;
Motorista de Terceiros: Aplica-se aos cadastros de motoristas terceiros da empresa transportadora;
Representante: Utilizado para cadastrar representantes da empresa transportadora;
Transportador: Aplica-se aos cadastros de transportador, de PF ou PJ, da empresa transportadora.
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▼ Qual a diferença entre Clientes Parceiros de Negócio e Fornecedores?

No módulo de cadastros do Gestran, existe o cadastro de Clientes Parceiros de Negócio e Fornecedores Parceiros de Negócio.

As diferenças entre um cadastro e outro, são os tipos de relacionamento disponíveis em cada cadastro.

No cadastro de Clientes temos os seguintes tipos de relacionamento:

  • Clientes
  • Clientes em Prospecção
  • Destinatários
  • Expedidor
  • Recebedor
  • Remetente
  • Tomador de Serviço


No cadastro de Fornecedores estão disponíveis os tipos de relacionamento:

  • Agências Bancárias
  • Agente
  • Fornecedor
  • Motorista de Terceiros
  • Representante
  • Transportador

Cada tipo de relacionamento selecionado pode habilitar dentro da tela de cadastro, novos campos para serem preenchidos, como por exemplo, no tipo Transportador, no cadastro de Fornecedores, é habilitado o campo ANTT (RNTRC) para preenchimento.

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▼ Quando deve ser utilizado um CFOP?

Por se tratar de um código específico para identificar a natureza de circulação da mercadoria ou a prestação de serviço de transporte, fica restrito o seu uso para somente estas duas finalidades, ou seja, sempre que houver uma operação de transporte ou circulação de mercadoria, deve obrigatoriamente ser informado o CFOP para fins fiscais.

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▼ Como ajustar a numeração da geração de documentos?

Para ajustar a numeração na geração de documentos, acesse o Menu de Opções > Cadastros Gerais > Cadastros Gerais > Cadastro de Modelo de Documentos.

Em Cadastro de modelo de documentos, aba Filtro, clique em Filtrar e selecione o documento à ser ajustado.

Na aba Manutenção clique em Alterar e depois clique na aba Numeração.

Caso existam filiais, selecione a desejada e clique em Alterar. No campo Número de Documento, informe o último número que foi impresso, selecione a opção Numeração Automática, caso deseje que a numeração de documento seja gerada automaticamente, clique em Confirmar para salvar a alteração e em Gravar para finalizar.

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▼ Como alterar a descrição do produto da NF-e?

Para alterar a descrição do produto da NF-e, acesse o Menu de Opções > Cadastros Gerais > Produto e Serviço > Cadastro de Produto e Serviço. Filtre o produto desejado e selecione o mesmo. Clique em Alterar e no campo Descrição Detalhada faça as alterações necessárias. Feito as alterações, clique em Gravar.

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▼ Como alterar as abrangências e alíquotas?

Para alterar as abrangências e alíquotas, devem ser verificados os seguintes pontos no registro de operação de Transporte:

1 - Qual o produto da tabela de preço que deseja alterar o valor (Frete Peso, Pedágio e etc.)

2 - Qual o CFOP utilizado na operação de transporte.

3 - Qual a classificação tributária do Credor/ Pagador.

4 - Qual o Valor Decorrente a ser alterado (ICMS, PIS e etc.)


Como alterar?


  • Verificar qual o produto na aba de contratações. (Exemplo, 1 – Frete Peso)
  • Acessar cadastro de produto, Menu de Opções > Cadastros Gerais > Produto e Serviço > Cadastro de Produtos e Serviços. Filtre o produto desejado e verifique qual é o seu Grupo.
  • Acessar cadastro de grupo de produto: Menu de Opções > Cadastros Gerais > Produto e Serviço > Cadastro de Grupo de Produto e Serviço. Filtre o produto desejado e verifique qual a sua Classe Tributária.
  • Após verificar qual a classe tributária o grupo pertence, acesse Menu de Opções > Cadastros Gerais > Tributações > Classificação Tributária de Produto e Serviços. Filtre a classe tributária e selecione a mesma. Na aba Manutenção, siga a seguinte ordem das colunas para chegar as alíquotas da tributação desejada:

    - Classificação Tributária do Tomador (Coluna Classificação Tributária).

    - CFOP utilizada na operação (Coluna Código Fiscal da Operação).

    - Valor Decorrente que é imposto (Coluna Valor Decorrente).

  • Selecione o registro que atende as informações acima, na tabela ao lado direito são cadastradas as alíquotas de acordo com a Origem e Destino da operação. As alíquotas podem ser alteradas clicando no botão Abrangências e Alíquotas.

Os valores devem ser cadastrados de forma a atender a operação, tributação e a particularidade de cada cliente, não havendo um padrão específico.

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▼ Como alterar ou ajustar numeração de documento?

Para alterar ou ajustar a numeração de documentos, acesse o Menu Gestran >Cadastros Gerais > Cadastros Gerais > Cadastro de Modelo de Documentos.


Em Cadastro de modelo de documentos, aba Filtro, clique em Filtrar e selecione o documento para ser ajustado.

Na aba Manutenção clique em Alterar e depois clique na aba Numeração.

Caso existam filiais, selecione a desejada e clique em Alterar. No campo Número de Documento, informe o último número que foi impresso, selecione a opção Numeração Automática, caso deseje que a numeração de documento seja gerada automaticamente, clique em Confirmar para salvar a alteração e em Gravar para finalizar.

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▼ Como cadastrar uma mensagem de documentos?

Para cadastrar uma mensagem de documento, acesse Menu de Opções > Cadastros Gerais > Cadastros Gerais > Cadastro de Mensagens de Documentos.


  • Clicar em Incluir para iniciar o cadastro.
  • Escolher um Destino, uma Origem ou um Tomador para o registro
  • Descreva uma mensagem no campo Observação.
  • Clique em Gravar para finalizar o cadastro.

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▼ Como funciona a numeração dos documentos no Gestran?

O Gestran utiliza vários modelos de documentos para auxiliar na organização de cada tipo de registro ou emissão. No caso do CT-e, por exemplo, existe um modelo específico para emiti-lo e sua respectiva numeração. Esta numeração ainda pode ser dividida por filial que emite o documento, seguindo uma faixa numérica para cada filial, todas para o mesmo modelo de documento.

A numeração pode ser definida com geração automática e sequencial ou pode ser de geração manual, onde o operador deve informar o número do documento a ser gerado.

Outra configuração a ser definida é em que momento a numeração do documento é gerada, podendo ser na gravação ou na impressão do documento.

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▼ O que são abrangências e alíquotas?

As abrangências são onde determinados impostos são incididos, ou seja, onde aquele imposto é abrangido. Por exemplo, o imposto de ICMS incidido sobre um frete que é executado com origem no estado do Paraná com destino final no estado de São Paulo, neste caso a abrangência é PARANÁ – SÃO PAULO. Caso fosse com origem em São Paulo com destino final Paraná, a abrangência seria SÃO PAULO – PARANÁ.

Já as alíquotas são os valores dos impostos, em porcentagem, a serem incididos nas abrangências, pode ser cadastrada uma alíquota para cada imposto e para cada abrangência. Por exemplo, como na abrangência citada acima, PARANÁ-SÃO PAULO, a alíquota de incidência sobre o ICMS é de 12%.

O cadastro de Abrangências e Alíquotas podem ser feito em Menu de Opções > Cadastros Gerais > Tributações > Classificação Tributária de Produtos e Serviços depois de Filtrar e selecionar classe do correta o botão Abrangências e Alíquotas está disponível para cadastro.

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▼ Por que e como cadastrar um funcionário no Gestran?

Os funcionários podem ser cadastrados no Gestran para ajudar no controle dos colaboradores da empresa, auxiliando na organização dos dados de pagamentos, adiantamentos, vales, dados cadastrais, dados bancários, endereço e entre outros, sendo possível distinguir funcionários de motoristas funcionários.

Para realizar o cadastro dos funcionários ou motoristas acesse em Menu de Opções > Cadastros Gerais > Parceiros de Negócio > Funcionários Parceiros de Negócio.

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▼ Qual a importância da Classe Tributária de Clientes e Fornecedores?

A classe tributária informada no Gestran dentro do cadastro de Parceiros de Negócios é um importante instrumento para cálculo de impostos dentro de sistema. Informar corretamente a classe tributária ajuda a definir o caminho que o sistema deve seguir para calcular impostos nas operações.

Existem classes tributárias padrões, como a “Pessoa Jurídica – Tributada Integralmente”, que é a classe de uso mais comum, pois representa a classe da maioria das empresas envolvidas nas operações de frete. Porém, podem ainda serem criadas diferentes classes tributárias, a fim de atender necessidades específicas de calculo de impostos em diferentes operações de cada cliente.

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▼ O que são títulos a aprovar?

Os títulos a aprovar são os registros de pagamento que devem ser aprovados para serem efetivamente registrados no sistema, ficando com o status de aprovado. Após a aprovação dos títulos ainda pode haver a necessidade de aprovação do pagamento, e ai então o título pode ser pago, ficando com o status de pagamento autorizado.

As alçadas de aprovação de títulos a apagar são cedidas a operadores ou grupos específicos.

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▼ Como informar o código do IBGE para os municípios?

Para cadastrar o código do IBGE, acesse o Menu de Opções > Cadastro Gerais > Parceiro de Negócio > Cadastro de Município.


Para informar o código do IBGE é necessário verificar se o município, que será informado o código, está cadastrado no sistema.

Para verificar, filtre o município desejado. Depois de Encontrar o Município, selecione o mesmo, clique em alterar e informe o código do IBGE.

Você pode pesquisar o código no site: http://www.ibge.gov.br/home/geociencias/areaterritorial/area.shtm

Caso o município não esteja cadastrado no sistema, clique no botão Incluir, e informe os seguintes campos: CEP, Município, Código IBGE, SIAFI e UF. Após informar os campos, clique em Gravar.

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▼ O que são Valores Decorrentes?

Os valores decorrentes no Gestran são Impostos ou outros itens que dependem de base de cálculo para serem calculados. Resumidamente, é um valor que depende/decorre de um outro valor.

Ex.: Para calcular uma comissão, é necessário o valor da prestação de serviço. Logo o valor decorrente é a comissão.

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