Cargas e Serviços
- ▼ Aplicações de Movimentações e Ocorrências de Cargas?
- As movimentações devem ser realizadas a fim de alterar o status da mercadoria no sistema, ou seja, toda carga conforme o andamento da operação de frete tem alterações em seu status, sendo recebida, entregue, transferida e entre outros. É necessário então aplicar estes movimentos no sistema para que seja registrada toda a movimentação sofrida pela carga, gerando assim um histórico da mesma. - Paralelamente a isto, existem as ocorrências, as quais também podem gerar um movimento na carga. A diferença da finalidade das ocorrências é que elas têm como objetivo gerar um histórico mais detalhado de todos os acontecimentos com a carga, não representando necessariamente um movimento, como por exemplo, tentativa de entregas realizadas, devoluções da carga por avaria, extravio, sinistros entre outros. esconder resposta
- ▼ Para que serve o status de comunicação da SEFAZ?
- Para as emissões de documentos eletrônicos é necessária a comunicação com o WebService da Secretaria da Fazenda (SEFAZ), ou seja, é preciso que a comunicação com os serviços da SEFAZ esteja ONLINE para que os documentos possam receber o deferimento ou indeferimento da autorização de uso. É possível checar o status dos serviços no próprio portal da SEFAZ, sendo eles: Portal do Conhecimento Eletrônico, Portal do Manifesto Eletrônico e Portal da Nota Fiscal Eletrônica. - No caso de NFS-e, devido o serviço ser de responsabilidade municipal, a disponibilização de um portal para consulta de STATUS fica a cargo de cada Município Emissor. esconder resposta
- ▼ Quais campos não podem ser alterados na carta de correção de CT-e?
- Não poderão ser corrigidos erros relacionados: - As variáveis que determinam o valor do imposto tais como: base de cálculo, alíquota, diferença de preço, quantidade, valor da prestação;
- A correção de dados cadastrais que implique mudança do emitente, tomador, remetente ou do destinatário;
- A data de emissão ou de saída.
 
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- ▼ Quais são as exigências para cancelar um CT-e ?
- Para realizar o cancelamento do Conhecimento de Transporte Eletrônico devem ser atendidas algumas exigências: - Estar dentro de prazo para cancelamento (168 Horas, exceto para o estado de Mato Grosso, onde prazo é de 2 horas);
- Não haver registro de passagem por posto fiscal (Informado no portal do CT-e);
- Não possuir Carta de Correção vinculada ao CT-e;
- Não haver CT-e complementar vinculado ao CT-e original.
 
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- ▼ Quais são as exigências para cancelar um MDF-e ?
- Para realizar o cancelamento do Manifesto de Transporte Eletrônico devem ser atendidas algumas exigências: - Estar dentro de prazo para cancelamento de 24 Horas após emissão;
- Não haver registro de passagem por posto fiscal;
 
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- ▼ Quais são as CFOPs válidas para emissão de CT-e ?
- Dentre a lista de CFOP existentes, apenas uma parte deles é utilizado na emissão dos CT-e. Abaixo, lista dos códigos de CFOP válidos para serem utilizados na emissão de Conhecimento de Transportes Eletrônico, seu nome e sua descrição. 
 - CFOP - Nome - Descrição - 1.206 - Anulação de valor relativo à prestação de serviço de transporte - Classificam-se neste código as anulações correspondentes a valores faturados indevidamente, decorrentes de prestações de serviços de transporte. - 2.206 - Anulação de valor relativo à prestação de serviço de transporte - Classificam-se neste código as anulações correspondentes a valores faturados indevidamente, decorrentes de prestações de serviços de transporte. - 3.206 - Anulação de valor relativo à prestação de serviço de transporte - Classificam-se neste código as anulações correspondentes a valores faturados indevidamente, decorrentes de prestações de serviços de transporte. - 5.206 - Anulação de valor relativo a aquisição de serviço de transporte - Classificam-se neste código as anulações correspondentes a valores faturados indevidamente, decorrentes das aquisições de serviços de transporte. - 5.351 - Prestação de serviço de transporte para execução de serviço da mesma natureza - Classificam-se neste código as prestações de serviços de transporte destinados às prestações de serviços da mesma natureza. - 5.352 - Prestação de serviço de transporte a estabelecimento industrial - Classificam-se neste código as prestações de serviços de transporte a estabelecimento industrial. Também serão classificados neste código os serviços de transporte prestados a estabelecimento industrial de cooperativa. - 5.353 - Prestação de serviço de transporte a estabelecimento comercial - Classificam-se neste código as prestações de serviços de transporte a estabelecimento comercial. Também serão classificados neste código os serviços de transporte prestados a estabelecimento comercial de cooperativa. - 5.354 - Prestação de serviço de transporte a estabelecimento de prestador de serviço de comunicação - Classificam-se neste código as prestações de serviços de transporte a estabelecimento prestador de serviços de comunicação. - 5.355 - Prestação de serviço de transporte a estabelecimento de geradora ou de distribuidora de energia elétrica - Classificam-se neste código as prestações de serviços de transporte a estabelecimento de geradora ou de distribuidora de energia elétrica. - 5.356 - Prestação de serviço de transporte a estabelecimento de produtor rural - Classificam-se neste código as prestações de serviços de transporte a estabelecimento de produtor rural. - 5.357 - Prestação de serviço de transporte a não contribuinte - Classificam-se neste código as prestações de serviços de transporte a pessoas físicas ou a pessoas jurídicas não indicadas nos códigos anteriores. - 5.359 - Prestação de serviço de transporte a contribuinte ou a não contribuinte quando a mercadoria transportada está dispensada de emissão de nota fiscal - Classificam-se neste código as prestações de serviços de transporte a contribuintes ou a não contribuintes, exclusivamente quando não existe a obrigação legal de emissão de nota fiscal para a mercadoria transportada. - 5.360 - Prestação de serviço de transporte a contribuinte substituto em relação ao serviço de transporte - Classificam-se neste código as prestações de serviços de transporte a contribuinte ao qual tenha sido atribuída a condição de substituto tributário do imposto sobre a prestação dos serviços. - 5.601 - Transferência de crédito de ICMS acumulado - Classificam-se neste código os lançamentos destinados ao registro da transferência de créditos de ICMS para outras empresas. - 5.602 - Transferência de saldo credor de ICMS para outro estabelecimento da mesma empresa, destinado à compensação de saldo devedor de ICMS - Classificam-se neste código os lançamentos destinados ao registro da transferência de saldos credores de ICMS para outros estabelecimentos da mesma empresa, destinados à compensação do saldo devedor do estabelecimento, inclusive no caso de apuração centralizada do imposto. - 5.603 - Ressarcimento de ICMS retido por substituição tributária - Classificam-se neste código os lançamentos destinados ao registro de ressarcimento de ICMS retido por substituição tributária à contribuinte substituído, efetuado pelo contribuinte substituto, nas hipóteses previstas na legislação aplicável. - 5.605 - Transferência de saldo devedor de ICMS de outro estabelecimento da mesma empresa - Classificam-se neste código os lançamentos destinados ao registro da transferência de saldo devedor de ICMS para outro estabelecimento da mesma empresa, para efetivação da apuração centralizada do imposto. - 5.606 - Utilização de saldo credor de ICMS para extinção por compensação de débitos fiscais - Classificam-se neste código os lançamentos destinados ao registro de utilização de saldo credor de ICMS em conta gráfica para extinção por compensação de débitos fiscais desvinculados de conta gráfica - 5.932 - Prestação de serviço de transporte iniciada em unidade da Federação diversa daquela onde inscrito o prestador - Classificam-se neste código as prestações de serviço de transporte que tenham sido iniciadas em unidade da Federação diversa daquela onde o prestador está inscrito como contribuinte. - 5.949 - Outra saída de mercadoria ou prestação de serviço não especificado - Classificam-se neste código as outras saídas de mercadorias ou prestações de serviços que não tenham sido especificados nos códigos anteriores. - 6.206 - Anulação de valor relativo a aquisição de serviço de transporte - Classificam-se neste código as anulações correspondentes a valores faturados indevidamente, decorrentes das aquisições de serviços de transporte. - 6.351 - Prestação de serviço de transporte para execução de serviço da mesma natureza - Classificam-se neste código as prestações de serviços de transporte destinados às prestações de serviços da mesma natureza. - 6.352 - Prestação de serviço de transporte a estabelecimento industrial - Classificam-se neste código as prestações de serviços de transporte a estabelecimento industrial. Também serão classificados neste código os serviços de transporte prestados a estabelecimento industrial de cooperativa. - 6.353 - Prestação de serviço de transporte a estabelecimento comercial - Classificam-se neste código as prestações de serviços de transporte a estabelecimento comercial. Também serão classificados neste código os serviços de transporte prestados a estabelecimento comercial de cooperativa. - 6.354 - Prestação de serviço de transporte a estabelecimento de prestador de serviço de comunicação - Classificam-se neste código as prestações de serviços de transporte a estabelecimento prestador de serviços de comunicação. - 6.355 - Prestação de serviço de transporte a estabelecimento de geradora ou de distribuidorade energia elétrica - Classificam-se neste código as prestações de serviços de transporte a estabelecimento de geradora ou de distribuidora de energia elétrica. - 6.356 - Prestação de serviço de transporte a estabelecimento de produtor rural - Classificam-se neste código as prestações de serviços de transporte a estabelecimento de produtor rural - 6.357 - Prestação de serviço de transporte a não contribuinte - Classificam-se neste código as prestações de serviços de transporte a pessoas físicas ou a pessoas jurídicas não indicadas nos códigos anteriores. - 6.359 - Prestação de serviço de transporte a contribuinte ou a não contribuinte quando a mercadoria transportada está dispensada de emissão de nota fiscal - Classificam-se neste código as prestações de serviços de transporte a contribuintes ou a não contribuintes, exclusivamente quando não existe a obrigação legal de emissão de nota fiscal para a mercadoria transportada. - 6.360 - Prestação de serviço de transporte a contribuinte substituto em relação ao serviço de transporte - Classificam-se neste código as prestações de serviços de transporte a contribuinte ao qual tenha sido atribuída a condição de substituto tributário do imposto sobre a prestação dos serviços - 6.603 - Ressarcimento de ICMS retido por substituição tributária - Classificam-se neste código os lançamentos destinados ao registro de ressarcimento de ICMS retido por substituição tributária à contribuinte substituído, efetuado pelo contribuinte substituto, nas hipóteses previstas na legislação aplicável. - 6.932 - Prestação de serviço de transporte iniciada em unidade da Federação diversa daquela onde inscrito o prestador - Classificam-se neste código as prestações de serviço de transporte que tenham sido iniciadas em unidade da Federação diversa daquela onde o prestador está inscrito como contribuinte - 6.949 - Outra saída de mercadoria ou prestação de serviço não especificado - Classificam-se neste código as outras saídas de mercadorias ou prestações de serviços que não tenham sido especificados nos códigos anteriores - 7.206 - Anulação de valor relativo a aquisição de serviço de transporte - Classificam-se neste código as anulações correspondentes a valores faturados indevidamente, decorrentes das aquisições de serviços de transporte - 7.358 - Prestação de serviço de transporte - Classificam-se neste código as prestações de serviços de transporte destinado a estabelecimento no exterior - 7.949 - Outra saída de mercadoria ou prestação de serviço não especificado - Classificam-se neste código as outras saídas de mercadorias ou prestações de serviços que não tenham sido especificados nos códigos anteriores 
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- ▼ Quais são as exigências para cancelar uma NFS-e ?
- Para realizar o cancelamento de NFS-e, é necessário consultar as exigências e possibilidades de acordo com cada emissor, diretamente com a Prefeitura, pois há particularidades em cada município. esconder resposta
- ▼ Quais são os códigos de retorno para CT-e ?
- CÓDIGO RESULTADO DO PROCESSAMENTO DA SOLICITAÇÃO
- 
100 Autorizado o uso do CT-e
 101 Cancelamento de CT-e homologado
 102 Inutilização de número homologado
 103 Lote recebido com sucesso
 104 Lote processado
 105 Lote em processamento
 106 Lote não localizado
 107 Serviço em Operação
 108 Serviço Paralisado Momentaneamente (curto prazo)
 109 Serviço Paralisado sem Previsão
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 - CÓDIGO MOTIVOS DE NÃO ATENDIMENTO DA SOLICITAÇÃO
- 
110 Uso Denegado
 111 Consulta cadastro com uma ocorrência
 112 Consulta cadastro com mais de uma ocorrência
 113 Serviço SVC em operação. Desativação prevista para a UF em dd/mm/aa, às hh:mm horas
 114 SVC-[SP/RS] desabilitada pela SEFAZ de Origem
 134 Evento registrado e vinculado ao CT-e com alerta para situação do documento.[Alerta Situação do CT-e: XXXXXXXXXX]
 135 Evento registrado e vinculado a CT-e
 136 Evento registrado, mas não vinculado a CT-e
 201 Rejeição: O número máximo de numeração de CT-e a inutilizar ultrapassou o limite
 202 Rejeição: Falha no reconhecimento da autoria ou integridade do arquivo digital
 203 Rejeição: Emissor não habilitado para emissão do CT-e
 204 Rejeição: Duplicidade de CT-e [nRec:999999999999999]
 205 Rejeição: CT-e está denegado na base de dados da SEFAZ
 206 Rejeição: Número de CT-e já está inutilizado na Base de dados da SEFAZ
 207 Rejeição: CNPJ do emitente inválido
 208 Rejeição: CNPJ do destinatário inválido
 209 Rejeição: IE do emitente inválida
 210 Rejeição: IE do destinatário inválida
 211 Rejeição: IE do substituto inválida
 212 Rejeição: Data de emissão CT-e posterior a data de recebimento
 213 Rejeição: CNPJ-Base do Emitente difere do CNPJ-Base do Certificado Digital
 214 Rejeição: Tamanho da mensagem excedeu o limite estabelecido
 215 Rejeição: Falha no schema XML
 216 Rejeição: Chave de Acesso difere da cadastrada
 217 Rejeição: CT-e não consta na base de dados da SEFAZ
 218 Rejeição: CT-e já está cancelado na base de dados da SEFAZ
 219 Rejeição: Circulação do CT-e verificada
 220 Rejeição: CT-e autorizado há mais de 7 dias (168 horas)
 221 Rejeição: Confirmado a prestação do serviço do CT-e pelo destinatário
 222 Rejeição: Protocolo de Autorização de Uso difere do cadastrado
 223 Rejeição: CNPJ do transmissor do lote difere do CNPJ do transmissor da consulta
 224 Rejeição: A faixa inicial é maior que a faixa final
 225 Rejeição: Falha no Schema XML do CT-e
 226 Rejeição: Código da UF do Emitente diverge da UF autorizadora
 227 Rejeição: Erro na composição do Campo ID
 228 Rejeição: Data de Emissão muito atrasada
 229 Rejeição: IE do emitente não informada
 230 Rejeição: IE do emitente não cadastrada
 231 Rejeição: IE do emitente não vinculada ao CNPJ
 232 Rejeição: IE do destinatário não informada
 233 Rejeição: IE do destinatário não cadastrada
 235 Rejeição: Inscrição SUFRAMA inválida
 236 Rejeição: Chave de Acesso com dígito verificador inválido
 237 Rejeição: CPF do destinatário inválido
 238 Rejeição: Cabeçalho - Versão do arquivo XML superior a Versão vigente
 239 Rejeição: Cabeçalho - Versão do arquivo XML não suportada
 240 Rejeição: Cancelamento/Inutilização - Irregularidade Fiscal do Emitente
 241 Rejeição: Um número da faixa já foi utilizado
 242 Rejeição: Elemento cteCabecMsg inexistente no SOAP Header
 243 Rejeição: XML Mal Formado
 245 Rejeição: CNPJ Emitente não cadastrado
 246 Rejeição: CNPJ Destinatário não cadastrado
 247 Rejeição: Sigla da UF do Emitente diverge da UF autorizadora
 248 Rejeição: UF do Recibo diverge da UF autorizadora
 249 Rejeição: UF da Chave de Acesso diverge da UF autorizadora
 250 Rejeição: UF diverge da UF autorizadora
 251 Rejeição: UF/Município destinatário não pertence a SUFRAMA
 252 Rejeição: Ambiente informado diverge do Ambiente de recebimento
 253 Rejeição: Dígito Verificador da chave de acesso composta inválido
 254 Rejeição: CT-e a ser complementado não informado para CT-e complementar
 256 Rejeição: Um número de CT-e da faixa está inutilizado na Base de dados da SEFAZ
 257 Rejeição: Solicitante não habilitado para emissão do CT-e
 258 Rejeição: CNPJ da consulta inválido
 259 Rejeição: CNPJ da consulta não cadastrado como contribuinte na UF
 260 Rejeição: IE da consulta inválida
 261 Rejeição: IE da consulta não cadastrada como contribuinte na UF
 262 Rejeição: UF não fornece consulta por CPF
 263 Rejeição: CPF da consulta inválido
 264 Rejeição: CPF da consulta não cadastrado como contribuinte na UF
 265 Rejeição: Sigla da UF da consulta difere da UF do Web Service
 266 Rejeição: Série utilizada não permitida no Web Service
 267 Rejeição: CT-e Complementar referencia um CT-e inexistente
 268 Rejeição: CT-e Complementar referencia outro CT-e Complementar
 269 Rejeição: CNPJ Emitente do CT-e Complementar difere do CNPJ do CT complementado
 270 Rejeição: Código Município do Fato Gerador: dígito inválido
 271 Rejeição: Código Município do Fato Gerador: difere da UF do emitente
 272 Rejeição: Código Município do Emitente: dígito inválido
 273 Rejeição: Código Município do Emitente: difere da UF do emitente
 274 Rejeição: Código Município do Destinatário: dígito inválido
 275 Rejeição: Código Município do Destinatário: difere da UF do Destinatário
 276 Rejeição: Código Município do Local de Retirada: dígito inválido
 277 Rejeição: Código Município do Local de Retirada: difere da UF do Local de Retirada
 278 Rejeição: Código Município do Local de Entrega: dígito inválido
 279 Rejeição: Código Município do Local de Entrega: difere da UF do Local de Entrega
 280 Rejeição: Certificado Transmissor inválido
 281 Rejeição: Certificado Transmissor Data Validade
 282 Rejeição: Certificado Transmissor sem CNPJ
 283 Rejeição: Certificado Transmissor - erro Cadeia de Certificação
 284 Rejeição: Certificado Transmissor revogado
 285 Rejeição: Certificado Transmissor difere ICP-Brasil
 286 Rejeição: Certificado Transmissor erro no acesso a LCR
 289 Rejeição: Código da UF informada diverge da UF solicitada
 290 Rejeição: Certificado Assinatura inválido
 291 Rejeição: Certificado Assinatura Data Validade
 292 Rejeição: Certificado Assinatura sem CNPJ
 293 Rejeição: Certificado Assinatura - erro Cadeia de Certificação
 294 Rejeição: Certificado Assinatura revogado
 295 Rejeição: Certificado Assinatura difere ICP-Brasil
 296 Rejeição: Certificado Assinatura erro no acesso a LCR
 297 Rejeição: Assinatura difere do calculado
 298 Rejeição: Assinatura difere do padrão do Projeto
 299 Rejeição: XML da área de cabeçalho com codificação diferente de UTF-8
 301 Uso Denegado : Irregularidade fiscal do emitente
 401 Rejeição: CPF do remetente inválido
 402 Rejeição: XML da área de dados com codificação diferente de UTF-8
 404 Rejeição: Uso de prefixo de namespace não permitido
 405 Rejeição: Código do país do emitente: dígito inválido
 406 Rejeição: Código do país do destinatário: dígito inválido
 407 Rejeição: O CPF só pode ser informado no campo emitente para o CT-e avulso
 408 Rejeição: Lote com CT-e de diferentes UF
 409 Rejeição: Campo cUF inexistente no elemento cteCabecMsg do SOAP Header
 410 Rejeição: UF informada no campo cUF não é atendida pelo WebService
 411 Rejeição: Campo versaoDados inexistente no elemento cteCabecMsg do SOAP Header
 413 Rejeição: Código de Município de término da prestação: dígito inválido
 414 Rejeição: Código de Município diverge da UF de término da prestação
 415 Rejeição: CNPJ do remetente inválido
 416 Rejeição: CPF do remetente inválido
 417 Rejeição: Código de Município de localização remetente: dígito inválido
 418 Rejeição: Código de Município diverge da UF de localização remetente
 419 Rejeição: IE do remetente inválida
 420 Rejeição: CNPJ remetente não cadastrado
 421 Rejeição: IE do remetente não cadastrada
 422 Rejeição: IE do remetente não vinculada ao CNPJ
 423 Rejeição: Código de Município de localização destinatário: dígito inválido
 424 Rejeição: Código de Município diverge da UF de localização destinatário
 425 Rejeição: CNPJ destinatário não cadastrado
 426 Rejeição: IE do destinatário não cadastrada
 427 Rejeição: IE do destinatário não vinculada ao CNPJ
 428 Rejeição: CNPJ do expedidor inválido
 429 Rejeição: CPF do expedidor inválido
 430 Rejeição: Código de Município de localização expedidor: dígito inválido
 431 Rejeição: Código de Município diverge da UF de localização expedidor
 432 Rejeição: IE do expedidor inválida
 433 Rejeição: CNPJ expedidor não cadastrado
 434 Rejeição: IE do expedidor não cadastrada
 435 Rejeição: IE do expedidor não vinculada ao CNPJ
 436 Rejeição: CNPJ do recebedor inválido
 437 Rejeição: CPF do recebedor inválido
 438 Rejeição: Código de Município de localização do recebedor: dígito inválido
 439 Rejeição: Código de Município diverge da UF de localização recebedor
 440 Rejeição: IE do recebedor inválida
 441 Rejeição: CNPJ recebedor não cadastrado
 442 Rejeição: IE do recebedor não cadastrada
 443 Rejeição: IE do recebedor não vinculada ao CNPJ
 444 Rejeição: CNPJ do tomador inválido
 445 Rejeição: CPF do tomador inválido
 446 Rejeição: Código de Município de localização tomador: dígito inválido
 447 Rejeição: Código de Município diverge da UF de localização tomador
 448 Rejeição: IE do tomador inválida
 449 Rejeição: CNPJ tomador não cadastrado
 455 Rejeição: Código de Município de início da prestação: dígito inválido
 456 Rejeição: Código de Município diverge da UF de início da prestação
 457 Rejeição: O lote contém CT-e de mais de um estabelecimento emissor
 458 Rejeição: Grupo de CT-e normal não informado para CT-e normal
 459 Rejeição: Grupo de CT-e complementar não informado para CT-e complementar
 460 Rejeição: Não informado os dados do remetente indicado como tomador do serviço
 461 Rejeição: Não informado os dados do expedidor indicado como tomador do serviço
 462 Rejeição: Não informado os dados do recebedor indicado como tomador do serviço
 463 Rejeição: Não informado os dados do destinatário indicado como tomador do serviço
 469 Rejeição: Remetente deve ser informado para tipo de serviço diferente de redespacho intermediário ou Serviço vinculado a multimodal
 470 Rejeição: Destinatário deve ser informado para tipo de serviço diferente de redespacho intermediário ou serviço vinculado a multimodal
 471 Rejeição: Ano de inutilização não pode ser superior ao Ano atual
 472 Rejeição: Ano de inutilização não pode ser inferior a 2008
 473 Rejeição: Tipo Autorizador do Recibo diverge do Órgão Autorizador
 474 Rejeição: Expedidor deve ser informado para tipo de serviço de redespacho intermediário e serviço vinculado a multimodal
 475 Rejeição: Recebedor deve ser informado para tipo de serviço de redespacho intermediário e serviço vinculado a multimodal
 489 Rejeição: IE do tomador não cadastrada
 490 Rejeição: IE do tomador não vinculada ao CNPJ
 491 Rejeição: CT-e referenciado é CT-e complementar
 492 Rejeição: Código de Município de envio: dígito inválido
 493 Rejeição: Código de Município diverge da UF de envio
 494 Rejeição: Processo de emissão informado inválido
 495 Rejeição: Solicitante não autorizado para consulta
 496 Rejeição: Grupo CT-e de Anulação não informado para o CT-e de Anulação
 497 Rejeição: CT-e objeto da anulação inexistente
 498 Rejeição: CT-e objeto da anulação deve estar com a situação autorizada (não pode estar cancelado ou denegado)
 499 Rejeição: CT-e de anulação deve ter tipo de emissão = normal
 500 Rejeição: CT-e objeto da anulação deve ter Tipo = 0 (normal) ou 3 (Substituição)
 501 Rejeição: Data de emissão do CT-e de Anulação deve ocorrer em até 60 dias
 502 Rejeição: CT-e de anulação deve ter o valor do ICMS e de prestação iguais ao CT-e original
 503 Rejeição: CT-e substituto deve ter tipo de emissão = normal
 505 Rejeição: Grupo CT-e de Substituição não informado para o CT-e de Substituição
 510 Rejeição: CNPJ do emitente do CT-e substituto deve ser igual ao informado no CT-e substituído
 511 Rejeição: CNPJ/CPF do remetente do CT-e substituto deve ser igual ao informado no CT-e substituído
 512 Rejeição: CNPJ/CPF do destinatário do CT-e substituto deve ser igual ao informado no CT-e substituído
 513 Rejeição: UF nao atendida pela SVC-[SP/RS]
 514 Rejeição: versão da mensagem não suportada na SVC
 515 Rejeição: O tpEmis informado só é válido na contingência SVC
 516 Rejeição: O tpEmis informado é incompatível com SVC-[SP/RS]
 517 Rejeição: CT-e informado em SVC deve ser Normal
 518 Rejeição: Serviço indisponível na SVC
 539 Rejeição: Duplicidade de CT-e, com diferença na Chave de Acesso [chCTe:99999999999999999999999999999999999999999999][nRec:999999999999999]
 540 Rejeição: Grupo de documentos informado inválido para remetente que emite NF-e
 550 Rejeição: O CNPJ/CPF do expedidor do CT-e substituto deve ser igual ao informado no CT-e substituído
 551 Rejeição: O CNPJ/CPF do recebedor do CT-e substituto deve ser igual ao informado no CT-e substituído
 552 Rejeição: O CNPJ/CPF do tomador do CT-e substituto deve ser igual ao informado no CT-e substituído
 553 Rejeição: A IE do emitente do CT-e substituto deve ser igual ao informado no CT-e substituído
 554 Rejeição: A IE do remetente do CT-e substituto deve ser igual ao informado no CT-e substituído
 555 Rejeição: A IE do destinatário do CT-e substituto deve ser igual ao informado no CT-e substituído
 556 Rejeição: A IE do expedidor do CT-e substituto deve ser igual ao informado no CT-e substituído
 557 Rejeição: A IE do recebedor do CT-e substituto deve ser igual ao informado no CT-e substituído
 558 Rejeição: A IE do tomador do CT-e substituto deve ser igual ao informado no CT-e substituído
 559 Rejeição: A UF de início da prestação deve ser igual ao informado no CT-e substituído
 560 Rejeição: A UF de fim da prestação deve ser igual ao informado no CT-e substituído
 561 Rejeição: O valor da prestação do serviço deve ser menor ou igual ao informado no CT-e substituído
 562 Rejeição: O valor do ICMS do CT-e substituto deve ser menor ou igual ao informado no CT-e substituído
 563 Rejeição: A substituição de um CT-e deve ocorrer no prazo máximo de 90 dias contados da data de emissão do CT-e objeto de Substituição
 564 Rejeição: O CT-e de anulação não pode ser cancelado
 565 Rejeição: O CT-e só pode ser anulado pelo emitente
 566 Rejeição: CT-e objeto da anulação não pode ter sido anulado anteriormente
 567 Rejeição: CT-e objeto da anulação não pode ter sido substituído anteriormente
 568 Rejeição: CT-e a ser substituído inexistente
 569 Rejeição: CT-e a ser substituído deve estar com a situação autorizada (não pode estar cancelado ou denegado)
 570 Rejeição: CT-e a ser substituído não pode ter sido substituído anteriormente
 571 Rejeição: CT-e a ser substituído deve ter Tipo = 0 (normal) ou 3 (Substituição)
 572 Rejeição: CT-e de anulação informado no grupo “Tomador não é contribuinte do ICMS” inexistente
 573 Rejeição: CT-e de anulação informado no grupo “Tomador não é contribuinte do ICMS” deve ter Tipo=2(Anulação)
 574 Rejeição: Vedado o cancelamento de CT-e do tipo substituto (tipo=3)
 575 Rejeição: Vedado o cancelamento se possuir CT-e de Anulação associado
 576 Rejeição: Vedado o cancelamento se possuir CT-e de Substituição associado
 577 Rejeição: CT-e a ser substituído não pode ter sido anulado anteriormente
 578 Rejeição: Chave de acesso do CT-e anulado deve ser igual ao substituído
 579 Rejeição: Versão informada para o modal não suportada
 580 Rejeição: Falha no Schema XML específico para o modal
 581 Rejeição: Campo Valor da Carga deve ser informado para o modal
 582 Rejeição: Grupo Tráfego Mútuo deve ser informado
 583 Rejeição: Ferrovia emitente deve ser a de origem quando respFat=1
 584 Rejeição: Referenciar o CT-e que foi emitido pela ferrovia de origem
 585 Rejeição: IE Emitente não autorizada a emitir CT-e para o modal informado
 586 Rejeição: Data e Justificativa de entrada em contingência não devem ser informadas para tipo de emissão normal.
 587 Rejeição: Data e Justificativa de entrada em contingência devem ser informadas
 588 Rejeição: Data de entrada em contingência posterior a data de emissão.
 589 Rejeição: O lote contém CT-e de mais de um modal
 590 Rejeição: O lote contém CT-e de mais de uma versão de modal
 591 Rejeição: Dígito Verificador inválido na Chave de acesso de NF-e transportada
 592 Rejeição: Chave de acesso inválida (Ano < 2009 ou Ano maior que Ano corrente)
 593 Rejeição: Chave de acesso inválida (Mês = 0 ou Mês > 12)
 594 Rejeição: Chave de acesso inválida (CNPJ zerado ou digito inválido)
 595 Rejeição: Chave de acesso inválida (modelo diferente de 57)
 596 Rejeição: Chave de acesso inválida (numero CT = 0)
 598 Rejeição: Usar somente o namespace padrao do CT-e
 599 Rejeição: Nao eh permitida a presenca de caracteres de edicao no inicio/fim da mensagem ou entre as tags da mensagem
 600 Rejeição: Chave de Acesso difere da existente em BD
 601 Rejeição: Quantidade de documentos informados no remetente excede limite de 2000
 602 Rejeição: Chave de acesso de NF-e inválida (Ano < 2005 ou Ano maior que Ano corrente)
 603 Rejeição: Chave de acesso de NF-e inválida (Mês = 0 ou Mês > 12)
 604 Rejeição: Chave de acesso de NF-e inválida (CNPJ zerado ou digito inválido)
 605 Rejeição: Chave de acesso de NF-e inválida (modelo diferente de 55)
 606 Rejeição: Chave de acesso de NF-e inválida (numero NF = 0)
 627 Rejeição: CNPJ do autor do evento inválido
 628 Rejeição: Erro Atributo ID do evento não corresponde a concatenação dos campos (“ID” + tpEvento + chCTe + nSeqEvento)
 629 Rejeição: O tpEvento informado inválido
 630 Rejeição: Falha no Schema XML específico para o evento
 631 Rejeição: Duplicidade de evento
 632 Rejeição: O autor do evento diverge do emissor do CT-e
 633 Rejeição: O autor do evento não é um órgão autorizado a gerar o evento
 634 Rejeição: A data do evento não pode ser menor que a data de emissão do CT-e
 635 Rejeição: A data do evento não pode ser maior que a data do processamento
 636 Rejeição: O numero sequencial do evento é maior que o permitido
 637 Rejeição: A data do evento não pode ser menor que a data de autorização do CT-e
 638 Rejeição: Já existe CT-e autorizado com esta numeração
 639 Rejeição: Existe EPEC emitido há mais de 7 dias (168h) sem a emissão do CT-e no ambiente normal de autorização
 640 Rejeição: Tipo de emissão do CT-e difere de EPEC com EPEC autorizado na SVC-XX para este documento.
 641 Rejeição: O evento prévio deste CT-e não foi autorizado na SVC ou ainda não foi sincronizado.[OBS: Em caso de atraso na sincronização, favor aguardar alguns instantes para nova tentativa de transmissão]
 642 Rejeição: Os valores de ICMS, Prestação e Total da Carga do CT-e devem ser iguais aos informados no EPEC.
 643 Rejeição: As informações do tomador de serviço do CT-e devem ser iguais as informadas no EPEC
 644 Rejeição: A informação do modal do CT-e deve ser igual a informada no EPEC
 645 Rejeição: A UF de inicio e fim de prestação do CT-e devem ser iguais as informadas no EPEC.
 646 Rejeição: CT-e emitido em ambiente de homologação com Razão Social do remetente diferente de CT-E EMITIDO EM AMBIENTE DE HOMOLOGACAO - SEM VALOR FISCAL
 647 Rejeição: CT-e emitido em ambiente de homologação com Razão Social do expedidor diferente de CT-E EMITIDO EM AMBIENTE DE HOMOLOGACAO - SEM VALOR FISCAL
 648 Rejeição: CT-e emitido em ambiente de homologação com Razão Social do recebedor diferente de CT-E EMITIDO EM AMBIENTE DE HOMOLOGACAO - SEM VALOR FISCAL
 649 Rejeição: CT-e emitido em ambiente de homologação com Razão Social do destinatário diferente de CT-E EMITIDO EM AMBIENTE DE HOMOLOGACAO - SEM VALOR FISCAL
 650 Rejeição: Valor total do serviço superior ao limite permitido (R$ 9.999.999,99)
 651 Rejeição: Referenciar o CT-e Multimodal que foi emitido pelo OTM
 652 Rejeição: NF-e não pode estar cancelada ou denegada
 653 Rejeição: Tipo de evento não é permitido em ambiente de autorização Normal
 654 Rejeição: Tipo de evento não é permitido em ambiente de autorização SVC
 655 Rejeição: CT-e complementado deve estar com a situação autorizada (não pode estar cancelado ou denegado)
 656 Rejeição: CT-e complementado não pode ter sido anulado
 657 Rejeição: CT-e complementado não pode ter sido substituído
 658 Rejeição: CT-e objeto da anulação não pode ter sido complementado
 659 Rejeição: CT-e substituído não pode ter sido complementado
 660 Rejeição: Vedado o cancelamento se possuir CT-e Complementar associado
 661 Rejeição: NF-e inexistente na base de dados da SEFAZ
 662 Rejeição: NF-e com diferença de Chave de Acesso
 663 Rejeição: CT-e autorizado há mais de 30 dias
 664 Rejeição: Evento não permitido para CT-e Substituido/Anulado
 665 Rejeição: As informações do seguro da carga devem ser preenchidas para o modal rodoviário
 666 Rejeição: O responsável pelo seguro da carga indicado não foi relacionado no CT-e
 667 Rejeição: CNPJ do Tomador deve ser igual ao CNPJ do Emitente do CT-e Multimodal
 668 Rejeição: CPF do funcionário do registro de passagem inválido
 669 Rejeição: Segundo código de barras deve ser informado para CT-e emitido em contingência FS-DA
 670 Rejeição: Série utilizada não permitida no webservice
 671 Rejeição: CT-e referenciado no CT-e Complementar com diferença de Chave de Acesso [chCTe: 99999999999999999999999999999999999999999999][nRec:999999999999999]
 672 Rejeição: CT-e de Anulação com diferença de Chave de Acesso [chCTe: 99999999999999999999999999999999999999999999][nRec:999999999999999]
 673 Rejeição: CT-e Substituído com diferença de Chave de Acesso [chCTe: 99999999999999999999999999999999999999999999][nRec]
 674 Rejeição: CT-e Objeto de Anulação com diferença de Chave de Acesso [chCTe: 99999999999999999999999999999999999999999999][nRec]
 675 Rejeição: Valor do imposto não corresponde a base de calculo X aliquota
 676 Rejeição: CFOP informado inválido
 677 Rejeição: Órgão de recepção do evento inválido
 678 Rejeição: Consumo Indevido [Descrição: XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX]
 679 Rejeição: O modal do CT-e deve ser Multimodal para Evento Registros do Multimodal
 680 Rejeição: Tipo de Emissão diferente de EPEC
 681 Rejeição: Informação não pode ser alterada por carta de correção
 682 Rejeição: Já existe pedido de inutilização com a mesma faixa de inutilização
 683 Rejeição: Chave de acesso de MDF-e inválida (Ano < 2012 ou Ano maior que Ano corrente)
 684 Rejeição: Chave de acesso de MDF-e inválida (Mês = 0 ou Mês > 12)
 685 Rejeição: Chave de acesso de MDF-e inválida (CNPJ zerado ou digito inválido)
 686 Rejeição: Chave de acesso de MDF-e inválida (modelo diferente de 58)
 687 Rejeição: Chave de acesso de MDF-e inválida (numero MDF = 0)
 688 Rejeição: Grupo de informações do veiculo deve ser informado para Carga Lotação
 689 Rejeição: CT-e de anulação não é permitido para CT-e cujo tomador é Contribuinte de ICMS.
 690 Rejeição: CT-e Multimodal referenciado inexistente na base de dados da SEFAZ
 691 Rejeição: CT-e Multimodal referenciado existe com diferença de chave de acesso
 692 Rejeição: CT-e Multimodal referenciado não pode estar cancelado ou denegado
 693 Rejeição: Grupo Documentos Transportados deve ser informado para tipo de serviço diferente de redespacho intermediário e serviço vinculado a multimodal
 694 Rejeição: Grupo Documentos Transportados não pode ser informado para tipo de serviço redespacho intermediário e serviço vinculado a multimodal
 695 Rejeição: CT-e com emissão anterior ao evento prévio (EPEC)
 696 Rejeição:Existe EPEC aguardando CT-e nessa faixa de numeração
 697 Rejeição: Data de emissão do CT-e deve ser igual a data de autorização da EPEC
 698 Rejeição: Evento Prévio autorizado há mais de 7 dias (168 horas)
 699 Rejeição: CNPJ autorizado para download inválido
 700 Rejeição: CPF autorizado para download inválido
 998 Rejeição: CT-e Multimodal e Serviço Vinculado a Multimodal não estão liberados no ambiente de produção. *** Regra provisória
 999 Rejeição: Erro não catalogado (informar a mensagem de erro capturado no tratamento da exceção)
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- ▼ Quais são os códigos de retorno para MDF-e ?
- CÓDIGO RESULTADO DO PROCESSAMENTO DA SOLICITAÇÃO
- 
100	Autorizado o uso do MDF-e
 101 Cancelamento de MDF-e homologado
 103 Arquivo recebido com sucesso
 104 Arquivo processado
 105 Arquivo em processamento
 106 Arquivo não localizado
 107 Serviço em Operação
 108 Serviço Paralisado Momentaneamente (curto prazo)
 109 Serviço Paralisado sem Previsão
 111 Consulta cadastro com uma ocorrência
 112 Consulta cadastro com mais de uma ocorrência
 132 Encerramento de MDF-e homologado
 135 Evento registrado e vinculado a MDF-e
 136 Evento registrado, mas não vinculado a MDF-e
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 - CÓDIGO MOTIVOS DE NÃO ATENDIMENTO DA SOLICITAÇÃO
- 
203	Rejeição: Emissor não habilitado para emissão do MDF-e
 204 Rejeição: Duplicidade de MDF-e [nRec: 999999999999999]
 207 Rejeição: CNPJ do emitente inválido
 209 Rejeição: IE do emitente inválida
 212 Rejeição: Data de emissão MDF-e posterior a data de recebimento
 213 Rejeição: CNPJ-Base do Emitente difere do CNPJ-Base do Certificado Digital
 214 Rejeição: Tamanho da mensagem excedeu o limite estabelecido
 215 Rejeição: Falha no schema XML
 216 Rejeição: Chave de Acesso difere da cadastrada
 217 Rejeição: MDF-e não consta na base de dados da SEFAZ
 218 Rejeição: MDF-e já está cancelado na base de dados da SEFAZ
 219 Rejeição: Circulação do MDF-e verificada
 220 Rejeição: MDF-e autorizado há mais de 24 horas
 222 Rejeição: Protocolo de Autorização de Uso difere do cadastrado
 223 Rejeição: CNPJ do transmissor do arquivo difere do CNPJ do transmissor da consulta
 225 Rejeição: Falha no Schema XML do MDF-e
 226 Rejeição: Código da UF do Emitente diverge da UF autorizadora
 227 Rejeição: Erro na composição do Campo ID
 228 Rejeição: Data de Emissão muito atrasada
 229 Rejeição: IE do emitente não informada
 230 Rejeição: IE do emitente não cadastrada
 236 Rejeição: Chave de Acesso com dígito verificador inválido
 238 Rejeição: Cabeçalho – Versão do arquivo XML superior a Versão vigente
 239 Rejeição: Cabeçalho – Versão do arquivo XML não suportada
 242 Rejeição: Elemento mdfeCabecMsg inexistente no SOAP Header
 243 Rejeição: XML Mal Formado
 245 Rejeição: CNPJ Emitente não cadastrado
 247 Rejeição: Sigla da UF do Emitente diverge da UF autorizadora
 248 Rejeição: UF do Recibo diverge da UF autorizadora
 249 Rejeição: UF da Chave de Acesso diverge da UF autorizadora
 250 Rejeição: UF diverge da UF autorizadora
 252 Rejeição: Ambiente informado diverge do Ambiente de recebimento
 253 Rejeição: Dígito Verificador da chave de acesso composta inválido
 280 Rejeição: Certificado Transmissor inválido
 281 Rejeição: Certificado Transmissor Data Validade
 282 Rejeição: Certificado Transmissor sem CNPJ
 283 Rejeição: Certificado Transmissor – erro Cadeia de Certificação
 284 Rejeição: Certificado Transmissor revogado
 285 Rejeição: Certificado Transmissor difere ICP-Brasil
 286 Rejeição: Certificado Transmissor erro no acesso a LCR
 290 Rejeição: Certificado Assinatura inválido
 291 Rejeição: Certificado Assinatura Data Validade
 292 Rejeição: Certificado Assinatura sem CNPJ
 293 Rejeição: Certificado Assinatura – erro Cadeia de Certificação
 294 Rejeição: Certificado Assinatura revogado
 295 Rejeição: Certificado Assinatura difere ICP-Brasil
 296 Rejeição: Certificado Assinatura erro no acesso a LCR
 297 Rejeição: Assinatura difere do calculado
 298 Rejeição: Assinatura difere do padrão do Projeto
 299 Rejeição: XML da área de cabeçalho com codificação diferente de UTF-8
 402 Rejeição: XML da área de dados com codificação diferente de UTF-8
 404 Rejeição: Uso de prefixo de namespace não permitido
 409 Rejeição: Campo cUF inexistente no elemento mdfeCabecMsg do SOAP Header
 410 Rejeição: UF informada no campo cUF não é atendida pelo WebService
 411 Rejeição: Campo versaoDados inexistente no elemento mdfeCabecMsg do SOAP Header
 455 Rejeição: Código de Município de Carregamento do MDF-e: dígito inválido
 456 Rejeição: Código de Município diverge da UF de Carregamento do MDF-e
 473 Rejeição: Tipo autorizador do Recibo diverge do Órgão Autorizador
 494 Rejeição: Processo de emissão informado inválido
 539 Rejeição: Duplicidade de MDF-e, com diferença na Chave de Acesso [chMDFe: 9999999999999999999999999999999999999999999][nRec:999999999999999]
 579 Rejeição: Versão informada para o modal não suportada
 580 Rejeição: Falha no Schema XML específico para o modal
 592 Rejeição: Chave de acesso inválida (Ano < 2012 ou Ano maior que Ano corrente)
 593 Rejeição: Chave de acesso inválida (Mês = 0 ou Mês > 12)
 594 Rejeição: Chave de acesso inválida (CNPJ zerado ou dígito inválido)
 595 Rejeição: Chave de acesso inválida (modelo diferente de 58)
 596 Rejeição: Chave de acesso inválida (número MDF-e = 0)
 598 Rejeição: Usar somente o namespace padrão do MDF-e
 599 Rejeição: Não é permitida a presença de caracteres de edição no início/fim da mensagem ou entre as tags da mensagem
 600 Rejeição: Chave de Acesso difere da existente em BD
 601 Rejeição: Chave de Acesso do CT-e informado inválida
 602 Rejeição: Segundo Código de Barras deve ser informado para CT-e em contingência
 603 Rejeição: Segundo Código de Barras não deve ser informado para CT-e Normal
 604 Rejeição: Chave de acesso da NF-e informada inválida
 605 Rejeição: NF-e emitida por empresa diferente da empresa emitente do MDF-e
 606 Rejeição: Segundo Código de Barras deve ser informado para NF-e em contingência
 607 Rejeição: Segundo Código de Barras não deve ser informado para NF-e Normal
 608 Rejeição: NF emitida por empresa diferente da empresa emitente do MDF-e
 609 Rejeição: MDF-e já está encerrado na base de dados da SEFAZ
 610 Rejeição: Existe MDF-e não encerrado para esta placa, UF carregamento e UF descarregamento em data de emissão diferente
 611 Rejeição: Código de Município de descarregamento: dígito inválido
 612 Rejeição: Código de Município diverge da UF de descarregamento do MDF-e
 613 Rejeição: Código de Município de encerramento: dígito inválido
 614 Rejeição: Código de Município diverge da UF de encerramento do MDF-e
 615 Rejeição: Data de encerramento anterior a data de autorização do MDF-e
 616 Rejeição: Nenhum grupo de documentos foi informado (CT-e, CT, NF-e, NF)
 617 Rejeição: Chave de acesso de CT-e inválida (Ano < 2009 ou Ano maior que Ano corrente)
 618 Rejeição: Chave de acesso de CT-e inválida (Mês = 0 ou Mês > 12)
 619 Rejeição: Chave de acesso de CT-e inválida (CNPJ zerado ou dígito inválido)
 620 Rejeição: Chave de acesso de CT-e inválida (modelo diferente de 57)
 621 Rejeição: Chave de acesso de CT-e inválida (número CT = 0)
 622 Rejeição: Chave de acesso de NF-e inválida (Ano < 2005 ou Ano maior que Ano corrente)
 623 Rejeição: Chave de acesso de NF-e inválida (Mês = 0 ou Mês > 12)
 624 Rejeição: Chave de acesso de NF-e inválida (CNPJ zerado ou dígito inválido)
 625 Rejeição: Chave de acesso de NF-e inválida (modelo diferente de 55)
 626 Rejeição: Chave de acesso de NF-e inválida (número NF = 0)
 627 Rejeição: CNPJ do autor do evento inválido
 628 Rejeição: Erro Atributo ID do evento não corresponde a concatenação dos campos (“ID” + tpEvento + chMDFe + nSeqEvento)
 629 Rejeição: O tpEvento informado inválido
 630 Rejeição: Falha no Schema XML específico para o evento
 631 Rejeição: Duplicidade de evento
 632 Rejeição: O autor do evento diverge do emissor do MDF-e
 633 Rejeição: O autor do evento não é um órgão autorizado a gerar o evento
 634 Rejeição: A data do evento não pode ser menor que a data de emissão do MDF-e
 635 Rejeição: A data do evento não pode ser maior que a data do processamento
 636 Rejeição: O número sequencial do evento é maior que o permitido
 637 Rejeição: A data do evento não pode ser menor que a data de autorização do MDF-e
 999 Rejeição: Erro não catalogado (informar a mensagem de erro capturado no tratamento da exceção)
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- ▼ Quais são os status de Movimento de Cargas?
- Em Registro de Movimentação/Ocorrência de Cargas, é possível registrar todas as movimentações e ocorrências envolvendo as cargas. Cada movimento ou ocorrência pode alterar o status da mercadoria, sendo estes status e suas definições: - 1 – Mercadoria Recebida - Quando a mercadoria é recebida pela empresa transportadora e registrada no sistema. 
 - 2 – Mercadoria em Depósito - Quando feito uma transferência entre depósitos da empresa transportadora e a mercadoria é recebida no depósito destino. 
 - 3 – Mercadoria em Trânsito - Quando é iniciada e registrada no sistema, uma operação de transporte, com a mercadoria já carregada e em trânsito para seu destino (vinculada a uma consolidação de cargas). 
 - 4 – Mercadoria Entregue - Quando a mercadoria é entregue ao destinatário e registrado no sistema. 
 - 5 – Movimento Encerrado - Quando toda a carga da operação é entregue ao seu destino final e registrada a entrega dos canhotos de comprovantes de entrega/descarga. 
 - 6 – Movimento Consolidado - Quando a mercadoria está vinculada a uma consolidação, porém a mesma ainda não foi impressa (quando no tipo de operação de consolidação exige confirmação de saída da carga). 
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- ▼ Quais são os tipos de apólices de seguro existentes?
- As apólices de seguros existentes no mercado de transporte de cargas são três: - Seguro Transporte Nacional;
- RCTR/C
- RCF-DC
 
 Seguro Transporte Nacional: É obrigatório, contratada pelo embarcador e oferece cobertura completa, incluindo roubo e furto.
 RCTC/C: Responsabilidade Civil do Transportador Rodoviário de Carga – É obrigatória, contratada pelo transportador e cobre acidente cuja responsabilidade seja imputada ao transportador.
 RCF-DCResponsabilidade Civil Desaparecimento de Carga – É facultativo, contratada pelo transportador e cobre o desaparecimento total ou parcial da carga por roubo ou furto.
 esconder resposta
- ▼ Quando deve ser lançado um movimento ou ocorrência da carga?
- Os lançamentos de movimentação e ocorrências da carga, devem ser realizados conforme o andamento da operação de transporte, sendo os movimentos referentes aos status da carga em determinado momento e as ocorrências para eventuais acontecimentos com a carga. - No caso dos movimentos, estes devem ser lançados toda vez que a carga realizar parte do procedimento da operação de transporte, sendo saídas, chegadas, cargas, descargas, entregas, transferências e afins. - Já para as ocorrências devem ser lançadas quando houver registros de algum evento com a carga, como por exemplo, extravios, devoluções, avarias e afins. Podem ser lançadas também as ocorrências de eventos de entrega, carga, descarga, saídas entre outros, o que nestes casos pode gerar também um movimento. - As ocorrências ainda podem ser registradas com mensagens padrões, ajudando a identificar o assunto de determinada ocorrência gravada. esconder resposta
- ▼ Quando deve ser emitida uma Carta de Correção para um CT-e?
- Após a concessão da Autorização de Uso do CT-e, o emitente poderá corrigir erros em campos específicos do CT-e, que por algum motivo foram digitados incorretamente, por meio de Carta de Correção Eletrônica (CC-e), que será transmitida à Secretaria da Fazenda. esconder resposta
- ▼ Quando deve ser emitida uma Carta de Correção para um MDF-e?
- Não é possível emitir CC-e para MDF-e, pois não existe nenhum web service previsto para carta de correção de MDF-e. esconder resposta
- ▼ Quando deve ser emitida uma Carta de Correção para uma NFS-e?
- Para emitir uma Carta de Correção de NFS-e, é necessário verificar as regras junto ao município emissor, devido às particularidades de cada prefeitura. esconder resposta
- ▼ Quando Inutilizar Número ou Faixa Numérica?
- A inutilização de número de documento eletrônico pode ser utilizada quando, por problemas técnicos, há uma quebra da sequência da numeração. Exemplo: a NF-e nº 100 e a nº 110 foram emitidas, mas a faixa 101 a 109, por motivo de ordem técnica, não foi utilizada antes da emissão da nº 110. - Podem ser realizados os pedidos de inutilização da faixa numérica para os documentos eletrônicos; CT-e e NF-e. No caso da NFS-e, deve ser consultada a possibilidade de inutilização conforme cada município emissor. Para MDF-e não existe possibilidade de inutilizar número. esconder resposta
- ▼ Como alterar o modo de emissão de CT-e para incontingência?
- Para alterar o modo de missão de documentos para incontingência, acesse o Menu de opções > Administrador > Configuração de Documentos Eletrônicos. - Filtre os registros, selecione a filial desejada e clique na opção Alterar. No campo Forma de Emissão, selecione a qual SVC (modo de incontingência) será utilizado. Clique em Gravar para salvar a alteração. esconder resposta
- ▼ Como alterar o modo de emissão de MDF-e para incontingência?
- Para alterar o modo de missão de documentos para incontingência, acesse o Menu de opções > Administrador > Configuração de Documentos Eletrônicos. - Filtre os registros, selecione a filial desejada e clique na opção Alterar. No campo Forma de Emissão, selecione a qual SVC (modo de incontingência) será utilizado. Clique em Gravar para salvar a alteração. esconder resposta
- ▼ Como importar o XML do SEFAZ com chave de acesso da NF-e?
- Para importar uma NF-e na operações de carga através da chave de acesso, acesse Menu de Opções > Cargas e Serviços > Registro de Operações de Transporte. - Clique em Incluir para iniciar, selecione o Local de Operação, Filial Emissora e Tipo de Operação. No Menu lateral, selecione a opção Importar NF-e SEFAZ, o sistema carregará a tela para importação. 
 - Informe a chave de acesso da nota fiscal.
- Informe a captcha.
- Clique em Salvar XML
- Selecione a nota.
- Clique em Confirmar.
 
 - A nota será importada e o sistema voltará para a tela de registro de operação de transportes. esconder resposta
- ▼ O que é CT-e Complementar e como emitir?
- Como o nome já diz, o CT-e complementar é utilizando quando é necessário complementar os valores informados no CT-e original. Desta forma, caso seja necessário aumentar o valor do frete, ICMS e entre outros o CT-e complementar é utilizado. 
 - O CT-e complementar deverá ser emitido com os mesmos dados do CT-e anterior para os seguintes campos: tomador, remetente, destinatário, CFOP, NF-e vinculada, valor da mercadoria e motorista. O código da situação tributária (CST) também continua o mesmo, lembrando que se houver ICMS este deverá ser destacado proporcional ao novo valor do CT-e. Deve-se ter atenção nos casos que forem CIF e FOB. 
 - Deverão ser alterados os campos: 
 - Tipo de CT-e: Documento Fiscal Complementar
- Peso: 1 UN
- Quantidade: 1 UN
- Tarifa: Valor a complementar (diferença do valor total do CT-e para o valor total correto, ex: se o CT-e foi emitido em R$ 45,00, e o valor total correto for R$ 4.500,00; a tarifa do CT-e complementar será R$ 4.455,00)
- Observações: “Este documento está vinculado ao documento fiscal número XXX de data XX/XX/XXXX, em virtude de (especificar o motivo do erro)”
 
 esconder resposta
- ▼ O que é possível realizar na tela de Monitoramento de Documentos Eletrônicos?
- A tela de Monitoramento de Documentos Eletrônicos possuí várias utilidades referentes à emissão de documentos eletrônicos. - Abaixo, estão listadas as principais funções da tela: 
 - Verificar o status dos documentos emitidos
- Ler as mensagens de motivo da rejeição ou autorização
- Gerar novamente o documento
- Solicitar nova integração, para atualizar status
- Inutilizar CT-e ou NF-e
- Gerar carta de correção
- Inserir retorno manual
 
 esconder resposta
- ▼ Qual a finalidade da tela de Importação de Dados EDI?
- Nesta tela é possível importar os arquivos de XML de cargas para inclusão automática dos dados no sistema. Obrigatoriamente deve ser escolhido o formato de EDI a ser importado, localizar o endereço da pasta onde se encontram os arquivos a serem importados, definir o local de operação e filial. - Pode ainda ser definido o depósito/localização, veículo principal, pedido de carga, tipo de operação, modelo de documento e natureza da carga antes da importação. - O acesso a tela é em Menu de Opções > Cargas e Serviços > EDI > Importação de Dados EDI. esconder resposta
- ▼ Qual a finalidade e onde cadastrar os limites de aprovação?
- Os limites de aprovação do Gestran são cadastrados a fim de restringir a valor possível de aprovação para determinado grupo ou operador. - Além do valor a ser limitado, podem ser definidos: A filial, Natureza de Transação, Unidade de Negócio, Centro de Custo, Grupo de Produto/Serviço, Produto/Serviço e Moeda. - Os limites de aprovações podem ser cadastrados em Menu de Opções > Administrador > Configuração de Alçada de Aprovação. esconder resposta
- ▼ O que são os itens: Custeio, Estoque, Financeiro e Fiscal das naturezas de transações?
- Nas configurações de natureza de transações, existem 4 parâmetros que podem ser configurados que dizem respeito à: Custeio, Estoque, Financeira e Fiscal. - No custeio, é definido se a natureza gerará um efeito de receita, despesa ou se não terá efeito de custeio. - Em estoque, é definido se a natureza movimentará estoque ou não, e ainda a que tipo de movimentação ela atenderá, como por exemplo, baixa de estoque, venda, inventário e entre outros. - Já em financeira, é onde se define se gerará um efeito financeiro ou não. Caso gere efeito financeiro, a qual tipo será, podendo ser de desembolso, desembolso + adiantamento a fornecedor, ingresso o ingresso + adiantamento de cliente. - Para o fiscal, é definido se a natureza é tributada, isenta ou outras. esconder resposta
- ▼ Como cadastrar uma mensagem de documentos?
- Para cadastrar uma mensagem de documento, acesse Menu de Opções > Cadastros Gerais > Cadastros Gerais > Cadastro de Mensagens de Documentos. 
 - Clicar em Incluir para iniciar o cadastro.
- Escolher um Destino, uma Origem ou um Tomador para o registro
- Descreva uma mensagem no campo Observação.
- Clique em Gravar para finalizar o cadastro.
 
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- ▼ Como fazer o download de CT-e?
- Para realizar o download de CT-e, acesse Menu de Opções > Cargas e Serviços > Monitoramento de Documentos Eletrônicos. 
 - 1- Filtre pelo número de documento ou por documentos impressos;
- 2- Selecione o documento desejado;
- 3- Clique em Gerar Documentos e confirme a geração do documento.
- 4- Selecione o tipo de download que será realizado (XML, DACTE, etc.), informe o diretório que o documento será salvo e clique em confirmar.
- 5- Abra o diretório informado para conferir o download.
 
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- ▼ Como Incluir Informações Vale Pedágio no CT-e?
- Para incluir as informações de vale pedágio no CT-e acesse Menu Opções > Administrador > Configuração de Sistema > Configuração Tipos de Operação de Cargas. - Clique na aba de filtro e filtre a operação desejada. Selecione a operação e clique em Alterar. - Ao carregar os dados da operação, clique na aba Tipos de Contratação Adicionais da Operação. Clique em Alterar e marque a opção Habilita Informações Vale Pedágio e clique em Confirmar. esconder resposta
- ▼ Como emitir um CT-e de Anulação?
- Para que seja possível emitir um conhecimento de anulação, o tomador de serviço não pode ser contribuinte, e então devem ser atendidos os seguintes requisitos, segundo o AJUSTE SINIEF Nº 04, 03 DE ABRIL DE 2009: 
 - a) o tomador deverá emitir declaração mencionando o número e data de emissão do CT-e emitido com erro, bem como o motivo do erro, podendo consolidar as informações de um mesmo período de apuração em uma ou mais declarações; 
 - b) após receber o documento referido na alínea "a", o transportador deverá emitir um CT-e de anulação para cada CT-e emitido com erro, referenciando-o, adotando os mesmos valores totais do serviço e do tributo, consignando como natureza da operação "Anulação de valor relativo à prestação de serviço de transporte", informando o número do CT-e emitido com erro e o motivo; 
 - c) após emitir o documento referido na alínea "b", o transportador deverá emitir um CT-e substituto, referenciando o CT-e emitido com erro e consignando a expressão "Este documento substitui o CT-e número e data em virtude de (especificar o motivo do erro)”. 
 - O CT-e de anulação deve ser emitido nos mesmos moldes do CT-e normal que será substituído, com uma única diferença, na finalidade de emissão deve ser selecionado a opção “CT-e Substituto (Anulação)” (Campo Tipo Emissão na aba de Documentos da Operação). esconder resposta
- ▼ Como realizar o cadastro de Tipo de Ocorrência com Cargas?
- Para cadastrar um tipo de ocorrência acesse Menu de Opções > Cargas e Serviços> Cadastros do Cargas> Cadastro de Tipos de Ocorrências com Cargas. - Ao carregar a tela clique em Incluir e preencha os seguintes campos: - Descrição: “Nome da nova ocorrência”; - Tipo do Movimento: Em qual movimento essa nova ocorrência irá se enquadrar; - Tipo de Operação: Para qual operação será utilizada a ocorrência cadastrada; - Após preencher os campos clique em Gravar, e a nova ocorrência estará cadastrada. esconder resposta
- ▼ É necessário pagar a Carta Frete a vista?
- Não. A Legislação não obriga a transportadora a pagar os fretes à vista, porém define que o valor integral do frete deverá ser liberado para o contratado caso o Contrato de Transporte ou anotação do CTRC/CT-e não mencione o prazo de pagamento e as condições para a liquidação do frete. Na prática, não muda nada, desde que a transportadora (contratante) defina claramente as condições da Operação. esconder resposta
- ▼ É possível emitir CT-e com nota denegada?
- Não. Uma nota somente é denegada pela Sefaz se houver alguma irregularidade fiscal do emitente. Em alguns casos, a Federação poderá denegar a nota também, caso haja alguma irregularidade por parte do destinatário. Desta forma, o contribuinte não poderá mais utilizá-la, cancelá-la ou inutilizá-la. Sendo assim, qualquer documento que seja necessário ser emitido com nota denegada, será rejeitado pela Sefaz. esconder resposta
- ▼ Para o que serve a funcionalidade Retorno Manual?
- A funcionalidade retorno manual deve ser utilizada para autorizar um documento no sistema, porém é necessário que o cliente fique ciente das seguinte implicações: - 1- O usuário fica ciente do procedimento para consultar a situação e o protocolo de autorização do documento no site da SEFAZ. Aceita os termos de uso deste procedimento e o conhecimento que essa ação, a partir deste momento, poderá ser auditada. - 2- “Falsificação de Documento. Código Penal - CP – DL-002.848-1940 Art. 299 - Omitir, em documento público ou particular, declaração que dele devia constar, ou nele inserir ou fazer inserir declaração falsa ou diversa da que devia ser escrita, com o fim de prejudicar direito, criar obrigação ou alterar a verdade sobre fato juridicamente relevante: Pena - reclusão, de 1 (um) a 5 (cinco) anos, e multa, se o documento é público, e reclusão de 1 (um) a 3 (três) anos, e multa, se o documento é particular”. - Para utilizar essa funcionalidade acesse Menu de Opções>Cargas e Serviços> Monitoramento de Documentos Eletrônicos. Filtre o documento desejado e clique em Retorno Manual. Na janela que abrirá, informe o número do protocolo de autorização (disponível no site da SEFAZ), usuário e senha. Após preencher os campos, clique em Confirmar. esconder resposta
- ▼ Quais são os principais motivos de rejeição por Falha no SCHEMA?
- Quando um documento tem sua autorização indeferida e retorna com o status de ”Não Autorizado o Uso” por falha no Schema, é possível presumir a origem do incidente. - Os principais motivos da rejeição por falhas no Schema são relacionados aos cadastros dos envolvidos na operação de transporte. Consideram-se principalmente os dados como: CEP, Bairro, Telefone, E-mail e afins. - Para que o documento possa ser aprovado será necessário alterar os dados incorretos e gerar o documento novamente. esconder resposta
- ▼ Qual é a finalidade do Pagamento de Frete Eletrônico?
- O Pagamento de Frete Eletrônico tem por finalidade garantir o contrato de trabalho entre a empresa e o caminhoneiro para cada viagem contratada, essas viagens são identificadas com um código que vincula o RNTRC (Registro Nacional dos Transportadores Rodoviários de Cargas) da empresa contratante ao RNTRC do caminhoneiro contratado. Caberá à Administradora de Meio de Pagamento Eletrônico de Frete processar essas operações on-line. Além de receber as informações do transporte incluindo os dados do contratante, contratado, da mercadoria e do frete, a Administradora é responsável por fornecer em tempo real o CIOT (Código Identificador da Operação de Transporte); zelar pelo cumprimento do contrato de frete e fomentar a aceitação dos meios de pagamento de fretes em estabelecimentos comerciais. Cabe ainda à Administradora suspender o uso do meio de pagamento sempre que identificar indícios de uso irregular ou fraude e denunciar as ocorrências à ANTT. esconder resposta
- ▼ Quando utilizar a funcionalidade Gerar Novamente e Nova Integração na rotina de monitoramento de documentos eletrônicos?
- Gerar Novamente: Caso tenha recebido um retorno de rejeição e/ou tenha alterado algum dado do documento, fica disponível essa funcionalidade para que o usuário envie novamente o documento para a SEFAZ validar. - Nova Integração: Caso tenha verificado junto a SEFAZ Nacional que o documento foi autorizado, mas ainda não tenha recebido o retorno para o sistema, essa funcionalidade fica disponível para que o usuário solicite um novo retorno para a SEFAZ. esconder resposta
- ▼ Motivo da Rejeição: CT-e não consta na base de dados da SEFAZ
- Essa Rejeição, geralmente ocorre quando o documento emitido ainda não foi sincronizado entre a base da Receita Estadual e a Receita Federal. Na pratica, isso significa que o CT-e não foi sincronizado pela SEFAZ de origem, geralmente isso ocorre quando a emissão é feita em modo de Contingência. esconder resposta
 
                     
                
        
